"" Eufelina: Felinos, Primeiros Socorros

domingo, 28 de janeiro de 2018

Felinos, Primeiros Socorros

Primeiros socorros para seu gato




A qualquer momento, nosso gato de estimação pode sofrer asfixia, paragem cardíaca, envenenamento, entre outros. Esteja preparado se isso acontecer e siga estas dicas em caso de emergência. Isto são dicas para serem efetuadas imediatamente, enquanto espera a chegada do veterinário ou antes de encaminhar seu gato ás urgências.

Parada cardíaca


Recorra à massagem cardíaca apenas se o coração de seu gato deixar de bater.Examine os olhos: ficam dilatados quando o coração pára. Procure sentir os batimentos cardíacos ou a pulsação. Examine as gengivas. Se tiverem cor-de-rosa, e quando carregar com o dedo, ficarem brancas e depois outra vez cor-de-rosa, o coração ainda bate. Se não sentir pulsação e as gengivas não voltarem a reabastecer-se de sangue, o coração parou.

Deite o gato de lado, se possível com a cabeça mais baixa que o corpo.

Agarre-lhe o peito, por debaixo dos cotovelos, entre os dedos  e o polegar.
Apoie o dorso com a outra mão.Comprima cm cuidado a caixa torácica. Pressione e mova a mão no sentido do pescoço. Repita carregando depressa e com força 120 vezes por minuto.

Ao fim de 15 segundos de massagem cardíaca, faça respiração artificial
durante 10 segundos. Continue a alternar as duas técnicas, até a pulsação regressar, depois façaapenas respiração artificial.

Obs. Recorra imediatamente a um serviço de emergência veterinária.

Respiração artificial

Deite o gato de lado, limpe-lhe a boca e as narinas e puxe a língua para fora. Feche-lhe a boca e, com o pescoço em linha recta, encoste suaboca ao nariz do gato e sopre até ver o tórax dele a expandir-se.

Afaste a boca. Os pulmões do gato dilatar-se-ão.  Repita 10 a 20 vezes
por minuto até o gato começar a respirar sozinho. Verifique as pulsações, cada 25 segundos, para se certificar de queo coração continua a bater. Se parar, recorra à reanimação cardiopulmonar (RCP), uma combinação entre massagem cardíaca
e respiração artificial.

Dirija-se a um serviço de emergência veterinária o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário